Acidente em mina de ouro ilegal na Colômbia deixa 18 trabalhadores presos
Pelo menos 18 trabalhadores ficaram presos após um “grave acidente” em uma mina de ouro no município de Remedios, departamento de Antioquia, no noroeste da Colômbia, informou o governo nesta quinta-feira (17/07). As autoridades colombianas presumem que todos os mineiros estão vivos, embora as causas exatas do incidente ainda não tenham sido especificadas.
Yarley Erasmo Marín, representante de uma associação local de mineradores, declarou à agência AFP que o colapso ocorreu devido a uma “falha mecânica”. Uma estrutura de prevenção de desabamentos teria cedido, provocando um “bloqueio” na saída principal da mina e impedindo a saída dos trabalhadores.
A prefeitura de Remedios, por sua vez, enviou uma mensagem ao governo indicando que a mina seria “aparentemente” explorada de forma ilegal. A região de Antioquia possui uma forte tradição mineradora, mas a exploração de ouro na área é frequentemente associada ao financiamento de grupos armados. O Clã do Golfo, um cartel que também atua no tráfico de cocaína, é um dos grupos que se beneficiam dessa atividade ilegal.
As equipes de resgate estão mobilizadas no local, trabalhando para liberar os mineiros presos e verificar as condições de segurança da mina. O incidente levanta mais uma vez o debate sobre a segurança e a legalidade das operações de mineração na Colômbia.


Publicar comentário