Polícia Civil Desvenda Tentativa de Tráfico de Bebê em Manacapuru e Prende Trio

Polícia Civil Desvenda Tentativa de Tráfico de Bebê em Manacapuru e Prende Trio

Manacapuru, Amazonas – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Manacapuru anunciou a prisão de José Uberlane Pinheiro de Magalhães, 47, e do casal Luiz Armando dos Santos, 40, e Wesley Fabiano Lourenço, 38. O trio foi detido sob acusação de tráfico de pessoas com a finalidade de adoção ilegal. As prisões ocorreram no bairro São José, em Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus.

De acordo com a delegada Joyce Coelho, titular da DEP de Manacapuru, a investigação teve início na última sexta-feira, 11 de julho, após o recebimento de uma denúncia anônima via aplicativo de mensagem. A denúncia incluía a imagem de um veículo circulando pela cidade com dois homens, indicando que estariam negociando a compra de um bebê recém-nascido na maternidade pública do município.

“Com base nessa informação, determinei que a equipe realizasse os levantamentos necessários e acionamos o Conselho Tutelar para acompanhar. Na maternidade, havia quatro mães que haviam dado à luz naquele dia. Após conversar com os enfermeiros, identificamos a mãe do bebê, de 31 anos, que não pôde ser ouvida porque estava recebendo cuidados médicos após o parto”, explicou a delegada.

A investigação revelou que um dos homens se apresentou como pai biológico da criança, chegando a acompanhar o parto, assistir ao procedimento e receber a Declaração de Nascimento Vivo (DNV), documento essencial para o registro do bebê em cartório. Ele tentou registrar a criança, mas uma falha no sistema impediu a conclusão do processo.

No momento da abordagem policial, o casal demonstrou visível nervosismo. Inicialmente, um deles afirmou ser o pai biológico da criança. Contudo, em seguida, admitiram ter transferido R$ 500 para José Uberlane, que os havia indicado a mulher disposta a entregar o filho logo após o parto.

Os três indivíduos foram encaminhados à delegacia e permanecem à disposição da Justiça. A Polícia Civil continua as investigações para apurar todos os detalhes do caso e possíveis outros envolvidos.

Publicar comentário