PF Prendeu 19 dos Mais de 1 Mil Brasileiros Deportados por Trump
Dezenove brasileiros deportados dos Estados Unidos entre fevereiro e julho deste ano foram presos pela Polícia Federal (PF) logo após desembarcarem em solo nacional. Um levantamento da CNN, baseado em informações do Ministério dos Direitos Humanos e da própria PF, revela que os meses de julho e março registraram o maior número de prisões, com seis em cada um, seguidos por maio (cinco prisões) e fevereiro (duas).
Embora o governo não tenha divulgado os motivos de todas as prisões, a apuração da reportagem indica que, em alguns casos, os indivíduos eram procurados por crimes como roubo e agenciamento ilegal de imigração. Um dos detidos, em 21 de fevereiro, inclusive constava na Difusão Vermelha da Interpol como foragido internacional.
Até o momento, o Brasil já recebeu 1.149 repatriados. O voo mais recente dos Estados Unidos chegou ao Aeroporto Internacional de Fortaleza (CE). Os repatriados foram então encaminhados para um hotel, onde receberam uma estrutura de acolhimento humanizado que incluiu alimentação, kits de higiene pessoal e apoio psicossocial, além de transporte terrestre para suas residências. Desse grupo, 49 seguiram para Minas Gerais, sendo 24 em ônibus fornecido pelo governo federal, enquanto os demais permaneceram no Ceará ou foram encaminhados para outras regiões do país. Nesse mesmo voo, seis pessoas que eram procuradas pela Justiça foram detidas no aeroporto.
A deportação em massa de estrangeiros sem documentos em solo estadunidense é uma política do novo governo de Donald Trump, que utilizou essa premissa como plataforma de campanha eleitoral. O primeiro voo de deportados ao Brasil gerou revolta no governo brasileiro, pois os cidadãos chegaram algemados nas mãos e nos pés. Esse episódio forçou o Brasil a organizar uma operação de acolhimento na recepção e a mudar o local de desembarque para Fortaleza, onde as algemas já são retiradas antes do desembarque.


Publicar comentário