Covid-19: Nova Variante é Confirmada em São Paulo e no Ceará
Brasil Confirma Primeiros Casos da Nova Variante XFG do Coronavírus
O Brasil confirmou os primeiros casos da nova variante do coronavírus, denominada XFG e também conhecida como “Stratus”. Essa variante, que já circula amplamente no Sudeste Asiático e foi identificada em 38 países, teve oito ocorrências documentadas em pacientes brasileiros até o momento.
De acordo com o Ministério da Saúde, os casos foram registrados entre maio e junho deste ano: dois no estado de São Paulo e seis no Ceará. Felizmente, não há registro de óbitos associados a essa variante.
Recentemente, a XFG foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma variante “sob monitoramento” devido ao seu rápido aumento na circulação global. Apesar disso, a entidade avalia o risco à saúde pública, em nível mundial, como baixo.
A XFG faz parte da família Ômicron e é uma recombinação de duas outras variantes: LF.7 e LP.8.1.2. A amostra mais antiga dessa nova linhagem foi coletada em 27 de janeiro de 2025. Em comparação com outras linhagens em circulação, a XFG apresenta um perfil de mutação distinto na proteína Spike, que é crucial para a entrada do vírus nas células humanas.


Publicar comentário