Justiça Japonesa Executa o “Assassino do Twitter” Responsável Pela Morte de 9 Pessoas
Tóquio, 27 de junho de 2025 – O Japão executou nesta sexta-feira (27) Takahiro Shiraishi, de 34 anos, conhecido como o “assassino do Twitter”, condenado por assassinar e esquartejar nove indivíduos, majoritariamente mulheres, após contatá-las por meio de redes sociais. Esta é a primeira aplicação da pena de morte no país em quase três anos, conforme informado pelo Ministro da Justiça japonês.
Shiraishi foi sentenciado à morte em 2020, após ter se declarado culpado pelos crimes que chocaram a nação. Sua prisão ocorreu em outubro de 2017, quando a polícia investigava o desaparecimento de uma mulher de 23 anos que havia expressado tendências suicidas no Twitter. Na residência de Shiraishi, foram encontrados restos mortais das vítimas em caixas térmicas e contêineres.
As nove vítimas, sendo oito mulheres e um homem, tinham entre 15 e 26 anos de idade e foram abordadas por Shiraishi após publicarem posts nas redes sociais. O Ministro da Justiça, Keisuke Suzuki, classificou o caso como “profundamente grave”, motivado por gratificação sexual e financeira, causando choque e ansiedade em toda a sociedade e sendo particularmente doloroso para as vítimas e suas famílias.
No sistema judicial japonês, a pena de morte é realizada por enforcamento, e as datas das execuções só são divulgadas após o cumprimento da sentença. Suzuki afirmou que a sentença de morte foi “finalizada após um processo judicial minucioso” e que a ordem de execução foi emitida após “consideração cuidadosa e deliberada de todos os fatores”.


Publicar comentário